quarta-feira, 16 de abril de 2014

Chocolate do Bem

Olá, tudo bem!

A Páscoa está chegando e isso significa que você poderá comer muito chocolate, não é?
Bom, nesse caso, o chocolate escolhido, geralmente, é ao leite com recheios e coberturas deliciosas, não é mesmo? Ok. Isso também significa o ganho de uns quilinhos a mais.

Mas, ainda há esperança de comer chocolate todos os dias e não engordar, e ainda contribuir positivamente para o funcionamento do coração, dos os níveis de pressão arterial e do açúcar no sangue.

Estou falando do chocolate amargo com mais de 70% de cacau por porção.


O cacau é um alimento rico em flavonóides, fitoquímicos que apresentam propriedades antioxidantes. Outros alimentos como uvas, frutas vermelhas, chá verde, vinho tinto também são ricos em flavonoides.

Os flavonoides ajudam o organismo a combater os danos causados pelos radicais livres, os quais estão diretamente relacionados aos fatores de risco para a síndrome metabólica, como: hipertensão, diabetes, dislipidemia e doença arterial coronariana.

Um estudo recente, publicado em abril deste ano, no periódico Lipídios na Saúde e Doença, realizado no Japão, concluiu que a ingestão de flavonoides presentes no cacau em pó promoveu  melhora os fatores de risco para síndrome metabólica.

Sendo assim, a ingestão de chocolate amargo não pode passar de 25g ou duas colheres de sopa cheia de cacau em pó sem açúcar por dia.

Cacau em pó


25g de chocolate


Para aqueles que fazem atividade física, o ideal é ingerir no pós-exercício, o que ajudará na reposição do glicogênio muscular, ou seja, repor as energias de forma prazerosa.

Use a criatividade nesta páscoa. Se alimente de forma saudável sem peso na consciência e pratique atividade física regularmente.

Bom Feriado!!! 

Elaine Felix

2 comentários:

  1. Eita...Elaine to botando pra quebrar...

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo Victor, obrigada!!Cada post que faço tenho o maior cuidado de transmitir informações importantes e interessantes, que fazem toda a diferença para aqueles que buscam uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir